Alagoas receberá 21º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias

Alagoas receberá 21º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias

Pela primeira vez, Alagoas vai sediar o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias. O evento será de 28 de agosto a 1º de setembro, em Maceió, e vai contar  com a participação do secretário nacional da Gestão e Inovação, Roberto Pojo. A expectativa é que 300 pessoas de todo o Brasil participem inseridas em uma programação com palestras e capacitações sobre gestão de convênios e captação de recursos federais.

Em Alagoas, o fórum é organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e pela Rede de Parcerias. No estado, o evento acontecerá em três momentos. De 28 a 30 de agosto serão oferecidas capacitações para os participantes, em parceria com a estrutura da Escola de Governo de Alagoas (Egal).

Já de 31 de agosto a 1º de setembro, as atividades vão acontecer no Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá, com palestras promovidas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Dentro da programação, haverá também uma reunião técnica e estratégica na Seplag, com todos os gerentes de convênios e capacitação de recursos do Brasil.

“A Rede de Parcerias é uma iniciativa que alinha ações entre estados, municípios e União para aprimorar a gestão de projetos implementados com recursos do governo federal. A realização do fórum em Alagoas vai impulsionar o crescimento do estado e fortalecer a capacidade do lugar se tornar uma referência em gestão de convênios e captação de recursos federais”, explicou o secretário de Planejamento, Gabriel Albino.

Representantes do Governo Federal farão as capacitações oferecidas de maneira gratuita aos convidados. Serão dois cursos: Transferegov.br e Gestaopublicagov.br. Este ano, o fórum já passou pelos estados do Paraná, Amazonas e Rio de Janeiro.

Agenda MROSC

 

No dia 29 de agosto, o evento vai reservar um momento para a agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). A iniciativa começa às 9h e terminará às 17h, no auditório do Centro de Inovação, no bairro do Jaraguá.

O MROSC é uma política ampla, com conjunto de normas, que estabelece disposições inovadoras e mais adequadas para parcerias entre o poder público e instituições da sociedade civil. As Organizações Não Governamentais (ONGs), conselhos de classes profissionais, associações, comitês e movimentos sociais são parte das representações que se enquadram neste marco regulatório. As entidades precisam ser da livre organização e da participação social, que desenvolvam ações de interesse público sem visar o lucro.

Fonte: Assessoria

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *