Meninas da TI estão cada vez mais presentes no mercado tecnológico

Meninas da TI estão cada vez mais presentes no mercado tecnológico

Ministério da Economia calcula que área da tecnologia deve gerar cerca de 420 mil novas vagas de emprego para mulheres até 2024

Por Elzir Souza – Assessoria

O Dia do Profissional de Tecnologia da Informação e o Dia da Inovação, celebrados em 19 de outubro, não estão apenas ligados por uma data comemorativa, mas pelo trabalho conjunto exercido pelos profissionais da área. O papel das mulheres envolvidas no meio da inovação esbarram em alguns conceitos ultrapassados que ditam que informática e programação digital são lugares de homens. Contrariando este contexto, o Grupo Athena, Projeto de Extensão da Unit Alagoas, executa um papel de incentivador de mulheres na área de TI.
Segundo dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, as mulheres brasileiras formadas em TI representam apenas 20% do total dos profissionais inseridos no mercado. Estima-se ainda que o mercado brasileiro deve criar 420 mil novas vagas até 2024.

Graduada em Engenharia Mecatrônica pela Unit/AL em 2020, Laís Rhianne de Lima fala como surgiu seu interesse pela área de tecnologia. “Eu sempre gostei de programação, desde o meu primeiro contato com a área. Quando precisei fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tive maior experiência com a programação voltada para web e aplicativos, então decidi seguir profissionalmente esse caminho”, destaca.

Laís Rhianne faz parte do Grupo Athena, que surgiu como um Projeto de Extensão e segue engajado em atrair mais mulheres para a área de TI. Segundo ela, ainda não é tão perceptível essa desigualdade na área, os grupos estão para incentivar que as mulheres podem sim fazer parte do mercado de TI e acabar com a ideia de que isso é trabalho só para homens.

O Projeto de Extensão Athena é um grupo aberto para profissionais e universitários de outras instituições de ensino que apresenta palestras, workshops, rodas de conversa e minicursos de maneira remota. Para mais informações sobre como participar da programação do Athena, os interessados podem acessar o @grupo.athena no instagram.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *