Deputado Sérgio Toledo apoia PL do piso salarial para profissionais da enfermagem

O Projeto de Lei 2564/2020, que cria o piso nacional para trabalhadores da enfermagem foi enviado para a Câmara dos Deputados e já conta com a aprovação do deputado federal, Sérgio Toledo (PL), que utilizou as suas redes sociais nesta terça-feira, 30, para reafirmar o seu posicionamento ao lado do conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AL), Maycon Correia.
De acordo com Sérgio Toledo, os trabalhadores merecem todo o nosso respeito e valorização. “Podem contar comigo, a categoria precisa dessa recuperação salarial há muitos anos. O PL já foi aprovado pelo Senado, agora eu não tenho dúvidas, que também será aprovado na Câmara com grande maioria”, afirmou Toledo.
O Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (24/11), na forma de um substitutivo, o projeto que institui o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem e também da parteira (PL 2.564/2020). A proposta de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), inclui o piso salarial na Lei 7.498, de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem.
O PL estabelece um mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados, para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o projeto fixa a seguinte gradação: 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% do piso nacional dos enfermeiros para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
Com informações da Câmara dos Deputados