Trabalhadores de hospitais em Maceió decretam greve por atrasos de salários e férias
Trabalhadores dos Hospitais Veredas e Sanatório, junto aos sindicatos das categorias da enfermagem, laboratório e radiologia decidiram, em assembleia geral unificada realizada nesta terça-feira (1°), pela realização de uma greve por tempo indeterminado em protesto pelos atrasos nos pagamentos de salários e férias dos últimos meses.
A mobilização está prevista para ter início na próxima quinta-feira (3), com ato público na Avenida Fernandes Lima, no bairro Farol.
Durante a assembleia, os presidentes dos sindicatos relataram que, após contato com a direção do Hospital Veredas, a unidade informou que começa a regularização dos pagamentos a partir de hoje (1°), com o repasse de todos os salários e férias atrasadas.
O salário do mês de janeiro, ainda segundo a hospital, será pago a partir da próxima semana. O hospital deve aos trabalhadores os salários de dezembro (2021) e janeiro (22), além de férias de novembro e dezembro do ano passado, além de janeiro deste ano.
Já quanto à situação do Sanatório, a manifestação por parte da empresa não atendeu as expectativas dos trabalhadores, que não recebem férias há dois anos.
“Independente de qual unidade não efetuar o pagamento, haverá protesto e denúncias públicas do caso”, destacou Mário Jorge, presidente do Sateal – Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Alagoas.
As entidades informaram ainda que solicitaram uma audiência com representantes do Tribunal Regional de Trabalho de Alagoas (TRT/AL) para intermediar o diálogo entre as intuições e os trabalhadores.
Os trabalhadores também denunciaram maus-tratos por dirigentes das instituições e que estão sem recursos para comprar alimentos ou medicamentos.
Fonte: Gazetaweb