Empresas investigadas por fraudes fiscais e sonegação de impostos em AL e SC tinham marisqueiros como ‘sócios laranjas’, diz MP

Empresas investigadas por fraudes fiscais e sonegação de impostos em AL e SC tinham marisqueiros como ‘sócios laranjas’, diz MP

As cinco empresas investigadas na Operação Noteiras III tinham como “sócios laranjas” catadores de mariscos e beneficiários de Prestação Continuada (BPC), segundo o Ministério Público de Alagoas (MP-AL). A operação prendeu 6 pessoas em Maceió e 1 em Santa Catarina nesta terça-feira (21) por envolvimento em um esquema de sonegação de impostos. Uma pessoa está foragida.

As investigações apontaram que os alvos da ação se aproveitaram de pessoas em situação de grave vulnerabilidade social utilizando-as para a obtenção de tokens (certificados de assinaturas digitais) que possibilitaram os crimes.

De acordo com o Gaesf, as fraudes aconteceram por meio da emissão de 100 notas fiscais fraudulentas, no valor aproximado de R$ 23 milhões, através de empresas de fachada, com informações não verdadeiras relativas à propriedade e gestão desses estabelecimentos comerciais que, na prática, jamais existiram.

Os crimes investigados são de organização criminosa, falsidade ideológica, lavagem de bens, inserção de dados falsos em sistemas públicos e fraude fiscal. A investigação apontou participação de contadores, empresários, “testas de ferro” ou “laranjas”.

É provável que haja uma extensão do grupo criminoso, razão pela qual, além dos investigados em Alagoas e Santa Catarina, o MP-AL também apura o envolvimento de mais pessoas em outras unidades da federação.

A operação recebeu nome de Noteiras III porque é um desdobramento da Operação Noteiras desencadeada em São Paulo, com atuação do Ministério Público dos dois estados. À época, investigações constataram que as fraudes fiscais cometidas pela Organização Criminosa passavam dos R$ 400 milhões.

Fonte: G1 Alagoas

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *