Número de leitos exclusivos para Covid- 19 será ampliado em Alagoas
Devido ao aumento dos casos do novo coronavírus em Alagoas, a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) ampliará 79 leitos exclusivos para Covid -19 a partir da próxima segunda-feira (11). A medida tem o objetivo de garantir melhor assistência aos pacientes diagnosticados com a doença pandêmica. A decisão ocorreu após a reunião do Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19, realizada na quinta-feira (7).
Em Maceió, O Hospital da Mulher (HM), localizado no bairro Poço, terá a ampliação de 30 leitos Clínicos, 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e quatro de UTI Pediátrica, além de enfermarias clínicas. Já na cidade de Palmeiras dos Índios, no Hospital Regional Santa Rita, serão abertos 10 novos leitos de UTI e, em Coruripe, no Hospital Carvalho Beltrão, a ampliação será de 15 leitos de UTI.
O chefe do Gabinete de Combate à Covid-19, infectologista Renee Oliveira, explica que os novos leitos são necessários devido ao aumento de casos de Covid-19 em Alagoas, contribuindo para evitar o colapso da Rede Hospitalar Pública do Estado.
“Estamos vivendo um momento em que os números de casos estão crescendo de forma acelerada e onde também precisamos lidar com a subnotificação de casos. A ampliação de leitos nesse momento se dá como um alerta para os cuidados que o Estado já vem tomando para assegurar assistência qualificada à população”, ressalta.
Renee Oliveira reforça que os alagoanos precisam continuar seguindo as medidas sanitárias para não contrair o novo coronavírus, como o uso de máscara em ambientes fechados e, principalmente, por pessoas que apresentem sintomas gripais. “É muito importante que toda população conclua o esquema vacinal para que ocorra a diminuição do número de casos e mortes pelo novo coronavírus”, alerta o infectologista da Sesau.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico, Alagoas tem 309.465 casos confirmados de pessoas acometidas pela Covid-19, além de 6.975 óbitos. Foram 712 novas notificações e três óbitos nas últimas 24 horas, segundo apontou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
Atualmente, o Estado possui 321 leitos exclusivos para Covid-19. Destes, 160 estão ocupados com pacientes em tratamento contra o vírus, o que corresponde a uma taxa de ocupação equivalente a 50%.
Fonte: Assessoria