OAB Alagoas sedia reunião do Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça

OAB Alagoas sedia reunião do Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça

Encontro reuniu instituições que integram o Sistema Estadual de Justiça e de Segurança Pública em Alagoas

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) sediou, nessa segunda-feira (15), em Jacarecica, uma reunião com as entidades que integram o Sistema Estadual de Justiça e de Segurança Pública em Alagoas. O encontro foi idealizado pelo Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça (NIEJ), que pretende realizar um trabalho em conjunto no intuito de buscar a eficiência e a celeridade de pautas de relevância da categoria.

Durante a reunião, foram debatidas três pautas principais:a realização de um mutirão de audiências na 16ª Vara Criminal da Capital/Execuções Penais, a atuação dos defensores públicos estaduais nos plantões criminais do interior e a disponibilidade de um delegado da Polícia Civil que possa dar suporte à Comissão de Segurança do TJ/AL.

O Núcleo Integrado pela Efetividade da Justiça (NIEJ) é um grupo de cooperação formado por diversas instituições de Alagoas, entre elas a OAB/AL. Ao longo do ano, o grupo se reunirá para discutir assuntos relacionados à segurança pública, bem como ao Judiciário.

Durante os encontros, serão propostas medidas que possam solucionar as problemáticas apresentadas, assim como a sugestão de novos projetos. As próximas reuniões do Núcleo deverão acontecer na sede da Defensoria Pública e da Polícia Civil, respectivamente.

Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), conduziu a reunião e reforçou a relevância da discussão e do trabalho integrado entre as entidades presentes. “Vamos discutir alguns assuntos de interesse da maioria dos atores que estão presentes hoje. Vamos iniciar a reunião com três pautas principais e, eventualmente, se tivermos outros assuntos, também podemos debater ou pautarmos para os próximos encontros”.

Vagner Paes, presidente da OAB/AL, fez questão de destacar a importância da iniciativa e da reconstituição do Núcleo. “Quando você diminui a distância entre as instituições, você acaba facilitando o entendimento e as soluções se tornam mais céleres e eficientes. Estamos todos imbuídos em fazer o melhor pela sociedade”.

Também estiveram presentes na reunião a vice-presidente da OAB/AL, Natália Von Sohsten; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas, Leonardo de Moraes; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Domingos Neto; os juízes Rafael Casado e Marcella Pontes; o procurador-geral da Justiça, Márcio Roberto Tenório; o secretário de Ressocialização, Diogo Teixeira; o comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Paulo Lima; o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier; o defensor público-geral, Carlos Eduardo Monteiro; e o secretário executivo de Gestão Interna da Segurança Pública, José Carlos André dos Santos.

Fonte: Assessoria

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *