Emenda do deputado Sérgio Toledo garante trator para agricultores de Marechal Deodoro

Por meio de uma emenda do deputado federal, Sérgio Toledo (PL-AL), a Prefeitura de Marechal Deodoro garantiu a compra de um trator com grade aradora para os 48 agricultores participantes do programa municipal “Merenda da Terra”. O veículo, que beneficia os trabalhadores do campo, foi entregue com mais quatro kits de irrigação, pelo prefeito Cláudio Filho, Cacau (MDB-AL), na manhã de segunda-feira (7).
O prefeito Cacau agradeceu pelo empenho de Sérgio Toledo em suas redes sociais. “Nosso programa Merenda da Terra beneficia hoje mais de 60 famílias e com a perspectiva de investimento de mais de 1 MILHÃO DE REAIS na aquisição de alimentos para a merenda das escolas do município. Vamos seguir trabalhando, fortalecendo a agricultura familiar de Marechal ao lado do deputado Sergio Toledo com emendas que favorecem o nosso povo!”, ressaltou.
Dona Josefa, agricultora na região há muitos anos, acompanha a gestão do chefe do executivo deodorense, desde as primeiras iniciativas de incentivo à agricultura familiar. Ela conta que suas expectativas são cada vez mais altas quanto ao plantio e colheita.
“Com a chegada da grade aradora, muitos vão poder preparar sua terra rapidinho. Eu estou muito feliz, pois o trator veio como uma grande ajuda para nós. Olho para nossa história e vejo o quanto avançamos: Temos água, equipamentos e muita vontade de trabalhar. Hoje, a agricultura familiar encontrou o respeito que merece” declara Josefa.
Programa Merenda da Terra
O programa Merenda da Terra é um programa de fomento e incentivo à agricultura familiar do município de Marechal Deodoro. Por não ter um local próprio para o plantio, os agricultores acabavam usando propriedades privadas para o desenvolvimento de suas atividades, de forma irregular. Pensando nisso, a Prefeitura arrendou 50 hectares de terra, sublocando a área para que os agricultores pudessem plantar em um novo espaço com segurança e garantia da colheita.
A partir do lançamento do programa, os agricultores continuarão plantando com a assistência técnica da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento, Agricultura, Pesca e Aquicultura viabilizou a emissão das DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) aos agricultores deodorenses, que é um documento de identificação da agricultura familiar; que pode ser obtido tanto pelo agricultor ou agricultora familiar, quanto por empreendimentos familiares rurais, como associações, cooperativas, agroindústrias.
Redação com Assessoria