Banco do Nordeste premia cinco empreendedoras alagoanas em homenagem ao Dia da Mulher

Banco do Nordeste premia cinco empreendedoras alagoanas em homenagem ao Dia da Mulher

Para homenagear as mulheres empreendedoras, o Banco do Nordeste entregou, hoje, no Dia Internacional da Mulher, o Prêmio BNB Empreendedorismo Feminino a cinco clientes em cada um dos estados de sua área de atuação (Nordeste, Norte de Minas Gerais e do Espírito Santo). A cerimônia aconteceu de forma híbrida, iniciando com uma live transmitida pelo canal do Banco no Youtube, seguida por eventos estaduais, de modo presencial.

Ao todo, foram premiadas 52 mulheres de áreas rurais e urbanas por serem protagonistas de histórias de sucesso em seus negócios, com apoio dos programas Crediamigo, Agroamigo e de agricultura familiar. Entre os critérios, estão a adoção de ações inovadoras, uso de tecnologia, práticas socioambientais e engajamento feminino.

Alagoas

Em Alagoas, as premiadas da área rural foram Maria de Fátima Fontes Barbosa e Ana Cleia Tributino dos Santos, ambas de Santana do Ipanema e clientes, respectivamente, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Agroamigo. Maria de Fátima atua na bovinocultura e produção de milho, e se destacou por utilizar práticas ecológicas e sustentáveis de produção. Já Ana Cleia desenvolve a bovinocultura de leite, e investiu na inovação, com o melhoramento genético do rebanho e na parceria para instalação de um tanque de resfriamento de leite na propriedade, beneficiando outros produtores.

No empreendedorismo feminino urbano, receberam a premiação, as clientes: Márcia Quintino Nobre, de Arapiraca, que iniciou com vendas ambulantes e atualmente tem sua própria mercearia e serviço de encomendas de doces e salgados, em que emprega seis funcionários; Fanny Karla Santos, que conseguiu montar uma loja do ramo de confecções em sua casa, em São Miguel dos Campos, aumentou seu lucro em 30% e alcançou sua independência financeira; e Mileide Patrícia, de Maceió, que, a partir do apoio do microcrédito, passou de manicure para dona de um salão de estética, que emprega cinco trabalhadoras.

Na ocasião, o superintendente Estadual do BNB, em Alagoas, destacou o aumento da participação das mulheres na tomada de crédito desses programas. “No empreendedorismo urbano, a participação feminina é mais evidente: em Alagoas, ano passado, o total contratado por mulheres representou 68% de todos os créditos desembolsados pelo Programa Crediamigo, somando R$ 357 milhões que abrangeram 125.115 transações. No meio rural, também observamos crescimento do número de mulheres à frente de atividades da agropecuária. No Agroamigo, elas já respondem por cerca da metade dessas operações de crédito e no Pronaf já correspondem a cerca de 30% dos clientes ativos no estado”, afirmou. 

Fonte: Assessoria

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *