Projeto Água Vida resgata tradição de corrida de barcos no dia de São Sebastião, na Lagoa Mundaú

Projeto Água Vida resgata tradição de corrida de barcos no dia de São Sebastião, na Lagoa Mundaú

No ano em que celebra o seu décimo aniversário, o Projeto Água Vida, criado pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, para realizar ações socioambientais, começa 2024 com uma importante ação de apoio aos pescadores e marisqueiras do entorno da lagoa Mundaú, no bairro histórico e tombado de Portal da Barra, em Maceió (AL).

O projeto se iniciou desde o dia 16 e  se encerra neste sábado,20 de janeiro, em parceria com “O Nosso Mangue – negócio de impacto”  uma iniciativa da empreendedora Mayris Nascimento que trabalha com a recuperação, preservação e conservação de áreas de manguezais. Em Maceió a ação foi batizada de Recomangue.

Devido a alguns danos ambientais sofridos pela região de manguezal, tais como desmatamento, segregação e afundamento, o projeto tem como objetivo desenvolver ações de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas. Por meio da parceria com o Nosso Mangue, serão proporcionadas experiências aos alunos da Escola Municipal ‘Silvestre Péricles’ de vivenciar esse ecossistema. Durante a atividade, realizarão a coleta de resíduos sólidos no local e participarão de um plantio simbólico de mudas de mangue.

Eventos – Neste sábado, 20 de janeiro, em homenagem ao Dia de São Sebastião, haverá uma corrida de barcos à vela, a partir das 10h, na Lagoa Mundaú, com a participação de pescadores da comunidade e de outros bairros circunvizinhos, além de uma gincana com as comunidades de pescadores

A regata – que deve reunir pescadores da comunidade e outros bairros circunvizinhos – é parte integrante da Recomangue, ação de apoio a pescadores e marisqueiras do entorno da lagoa Mundaú, realizada numa parceria do Nosso Mangue – negócio de impacto – iniciativa da empreendedora Mayris Nascimento com o fotógrafo e ambientalista Mário Barila, do Projeto Água Vida.

Barila ressalta que os esforços para recuperar e proteger essa região do Pontal da Barra, seriamente ameaçada pelos impactos negativos causados ao meio ambiente, é vital para garantir o sustento e a vida das comunidades ribeirinhas.

“Essa ação tem o intuito de dar voz e rosto à comunidade. Pretendo captar belas imagens para mostrar que a vida pode e deve ser muito melhor para seus habitantes”, enfatiza o fotógrafo que comercializa as suas fotos para levantar recursos para financiar projetos de educação e preservação ambiental e de responsabilidade social. O Projeto Água Vida também vai doar um data show e equipamentos de pesca para a população local.

De acordo com Mayris, “a parceria entre o Nosso Mangue e o Projeto Água Vida é muito importante, especialmente no que diz respeito à valorização das comunidades ribeirinhas, pescadores locais e a comunidade em geral”.

Ao longo de dez anos, o Projeto Água Vida desenvolveu e realizou uma série de ações em prol da preservação e educação ambiental em todas as regiões do Brasil. Entre as causas abraçadas pelo fotógrafo Mario Barila estão os plantios de milhares de árvores em Mariana e Brumadinho (MG), apoio aos pescadores e marisqueiras de Salvador (BA) na época do derramamento de óleo no Nordeste.

Sobre Projeto Água Vida

 Criado em 2014 pelo fotógrafo e ambientalista Mário Barila, a iniciativa tem como objetivo desenvolver e realizar ações em prol da preservação e educação ambiental, além de resgate de cidadania, destacando a importância vital da água para a vida do planeta. As ações são financiadas com a venda de suas fotos e doações de parceiros.

Ao longo dos 10 anos, o Projeto Água Vida apoia causas relevantes promovidas por Ongs, instituições e entidades conceituadas, como o reflorestamento das áreas desmatadas Mariana e Brumadinho (MG), região amazônica do Pará, Fernando de Noronha (PE), Ilha do Mel e Niterói (RJ) e, mais recentemente, na Área de Proteção Ambiental do Sauim-de-Coleira, em Manaus (AM).

Economista de profissão, Mário Barila começou a se dedicar à fotografia, sua paixão desde adolescência, ao se aposentar. Se especializou na arte da fotografia com o renomado fotógrafo Araquém Alcântara, famoso por retratar a fauna e flora brasileira.

Sensibilizado com pessoas em situação de extrema pobreza e as questões ambientais encontradas em suas viagens pelo Brasil e exterior, Barila resolveu usar a arte da fotografia para apoiar as causas socioambientais. É através de sua câmera que ele registra fotos da natureza ameaçada pelo homem, espécies em extinção, a realidade das comunidades locais, assim como a luta pela preservação da vida e do planeta. Todas as fotos produzidas são comercializadas para levantar recursos destinados às ações do Projeto Água Vida.

Os interessados em conhecer mais sobre as atividades do Projeto Água Vida e contribuir com as ações de Mário Barila podem acessar o blog do fotógrafo no https://mariobarila.com.br/ ou a página no Instagram/@barila.

Fonte: Assessoria

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *