Justiça Federal realiza roda de diálogos com pessoas em situação de rua

Justiça Federal realiza roda de diálogos com pessoas em situação de rua

Está confirmada para esta quinta-feira, 4 de abril, a partir das 14h, a segunda etapa do Projeto Vozes: narrativas sociais e diálogos com o Sistema de Justiça. A iniciativa da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) é proporcionar uma imersão de magistrados, servidores públicos, professores, estudantes, advogados, defensores públicos, promotores de justiça, entre outros, a fim de olhar de maneira mais humanizada para os temas que chegam ao Judiciário e envolvem comunidades em situação de vulnerabilidade.

O evento será realizado no auditório da JFAL. A primeira edição do projeto contou com a presença de marisqueiras e pescadoras de Alagoas. Desta vez, será a oportunidade dos integrantes do sistema de Justiça ouvirem as demandas, angústias e fragilidades das pessoas em situação de rua.

O coordenador do projeto, juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo, salienta a importância da iniciativa. “É a oportunidade singular de ouvir diretamente as pessoas em situação de rua, uma parcela social frequentemente invisibilizada e silenciada. O projeto nos conecta à realidade vivenciada por esses grupos vulneráveis, permitindo-nos não apenas entender, mas também agir eficazmente em defesa de seus direitos sociais básicos e legítimos. É um momento de introspecção, aprendizado e, acima de tudo, de ação”, explica.

A juíza federal Aline Soares Carnaúba também participa do projeto e já sinalizou que o contato com as comunidades em situação de vulnerabilidade facilita a compreensão das realidades vivenciadas. “O projeto Vozes dá-nos uma visão muito mais ampliada. O Direito foi feito para atuar com pessoas, e para isso, devemos compreender o outro e suas diferenças. Enquanto magistrados, membros do corpo judiciário, somos como megafones para essas pessoas”, considera a magistrada.

No dia do evento haverá a exibição de um vídeo com relatos feitos por pessoas em situação de rua, diretamente aos magistrados, além da participação de uma representação desse segmento, que apresentarão as dificuldades enfrentadas.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *