Retorno presencial ascende oportunidades de trabalho em setores de serviços e comércio

Retorno presencial ascende oportunidades de trabalho em setores de serviços e comércio

Áreas administrativas, logística, contábil e tecnológica são as que mais buscam por profissionais capacitados

Por Assessoria

A chegada da pandemia trouxe muitos impactos negativos para as empresas, tendo algumas delas não suportado o cenário e fechando as portas de maneira inesperada. Em decorrência desse processo, milhares de brasileiros foram demitidos dos seus empregos, enquanto outros passaram a atuar de forma remota. No entanto, com essa retomada presencial, a expectativa é que os setores de serviços e comércio continuem crescendo e, com eles, surjam novas oportunidades de trabalho.

Segundo a analista de Carreiras do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), Polyana Barbosa, durante a pandemia o mundo digital modificou o funcionamento de diversas empresas, principalmente as que trabalham diretamente com atendimento ao público. Esta interação com a tecnologia alterou o comportamento das pessoas, que passaram a olhar e executar suas atividades de maneira diferente.

O retorno das atividades presenciais tende a gerar vagas de emprego nos setores administrativo, logístico e contábil. No entanto, a grande promessa é na área de Tecnologia da Informação, onde existe um grande número de oportunidades e poucos profissionais capacitados.

“O gerenciamento das empresas está ligado às ferramentas tecnológicas. A ausência de mão de obra capacitada no mercado, que elabore e mantenha o funcionamento dos sistemas de controle produtivo virtuais, exige que profissionais sejam recrutados de forma precoce e assumam a responsabilidade de conduzir os trabalhos mesmo sem ter o conhecimento necessário”, destaca a especialista.

Polyana Barbosa recomenda que neste momento de retomada os profissionais estejam adaptados ao novo momento e com um currículo mais capacitado para cumprir com as exigências dos mercado.

“Eu costumo dizer que o mercado é amplo e as pessoas que não acompanharem a evolução vão ficando para trás. Então o profissional que busca se destacar no mercado perante os concorrentes, precisa estar ligado com as ferramentas tecnológicas, do mundo virtual, principalmente nas redes sociais, que se tornou um grande mercado de vendas”, ressalta.

Ela ainda destaca que um profissional deve sempre continuar se qualificando, buscar sempre desenvolvimento profissional, melhorar o que ele considera um ponto fraco, então o desenvolvimento é a chave, além de ter o conhecimento na área.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *